Em outra igreja

 NO ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO

II. Em outra igreja

Antífona da entrada (Cf. Ap 21,2)
Eu vi a cidade santa, a nova Jerusalém,
descendo do céu, junto de Deus,
preparada como esposa
adornada para seu esposo (T.P. aleluia).

Ou (Cf. Ap 21,3):
Eis a morada de Deus com os homens!
Ele habitará junto deles;
eles serão o seu povo,
e o próprio Deus com eles será o seu Deus (T.P. aleluia).

Diz-se o glória.

Coleta
Ó Deus, com pedras vivas e escolhidas, preparais um templo eterno para a vossa glória; aumentai na vossa Igreja os dons do Espírito que lhe destes, para que vosso povo fiel cresça sempre mais, edificando a Jerusalém celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou:
Ó Deus, que chamastes esposa a vossa Igreja, concedei aos que estão a serviço do vosso nome temer-vos, amar-vos e seguir-vos até alcançar, guiados por vós, as promessas eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Diz-se o Creio.

Sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, as nossas oferendas, e concedei aos que vos suplicam obter a força dos sacramentos e o fruto de suas preces. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio: O Mistério da Igreja, Esposa de Cristo e Templo do Espírito Santo
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós, doador da graça, vos dignais habitar esta casa de oração, para que, com vosso constante auxílio e favorecidos por vossos dons, nos tornemos templo do Espírito Santo, resplandecendo pela santidade de vida. Também, sem cessar, santificais a Igreja, esposa de Cristo, simbolizada nos templos visíveis, para que, como Mãe exultante de muitos filhos, seja acolhida em vossa glória no céu. Por isso, unidos aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos jubilosos, cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Antífona da comunhão (Cf. 1Pd 2,5)
Como pedras vivas,
formai um edifício espiritual,
um sacerdócio santo (T.P. aleluia).

Depois da comunhão
Ó Deus, que nos destes a Igreja neste mundo como imagem da Jerusalém celeste, concedei-nos, pela participação neste sacramento, ser templos da vossa graça e chegar onde habita a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.