Espírito Santo B

 ESPÍRITO SANTO B

Esta missa celebra-se com vestes sagradas de cor vermelha.

Antífona da entrada
 (Cf. Jo 14, 26; 15, 26)
Quando vier o Espírito da verdade,
ele vos ensinará toda a verdade, diz o Senhor.

Coleta
Senhor, o Espírito Paráclito, que de vos procede, ilumine as nossas mentes e nos conduza à verdade plena, como prometeu vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou: 
Ó Deus, para quem o íntimo do coração se revela, toda vontade se manifesta e nenhum segredo se oculta, purificai, pela efusão do Espírito Santo, os pensamentos do nosso coração, para que mereçamos com perfeição vos amar e dignamente vos louvar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas
Olhai, Senhor, a oblação espiritual que, com dedicação, trazemos piedosamente ao vosso altar; concedei retidão de espírito a vossos filhos e filhas para que sua fé corresponda estes dons e sua humildade os torne agradáveis aos vossos olhos. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio do Espírito Santo II: A ação do Espírito Santo na Igreja
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Vós os concedeis, a cada momento, o que mais nos convém e conduzis a vossa Igreja por admiráveis e diversos caminhos. Vós não cessais de ajudá-la com a força do Espírito Santo para que, sempre fiel ao vosso amor, jamais deixei de invocar na tribulação nem se esqueça de louvar-vos na alegria, por Cristo, Senhor nosso. Por isso, associados aos coros dos anjos, nós vos louvamos com alegria, cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Antífona da comunhão (Jo 15, 26; 16, 14)
O Espírito que procede do Pai 
me glorificará, diz o Senhor.

Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, que nos fortalecestes com o alimento celeste, infundi a suavidade do vosso Espírito no mais íntimo do nosso coração, para que alcancemos, como dom da eternidade, o que com devoção recebemos na vida presente. Por Cristo, nosso Senhor.