Missa da Aurora do Natal do Senhor

  25 DE DEZEMBRO

NATAL DO SENHOR
SOLENIDADE

MISSA DA AURORA

Antífona da Entrada (Cf. Is 9,2.6; Lc 1,33)
Hoje a luz brilhará sobre nós, porque nasceu para nós o Senhor; ele será chamado Admirável, Deus, Príncipe da paz, Pai do mundo novo, o seu reino não terá fim.

Diz-se o Glória.

Coleta
Ó Deus todo-poderoso, concedei, nós vos pedimos, que ao sermos envolvidos pela nova luz do vosso Verbo encarnado, manifeste-se em nossas ações o que brilha pela fé em nossa mente. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira leitura (Is 62,11-12)
Leitura do livro do profeta Isaías.
Eis que o Senhor fez-se ouvir até as extremidades da terra: “Dizei à cidade de Sião: Eis que está chegando o teu salvador, com a recompensa já em suas mãos e o prêmio à sua disposição. O povo será chamado Povo santo, os Resgatados do Senhor; e tu terás por nome Desejada, Cidade não abandonada”.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial (Sl 96(97))
 Brilha hoje uma luz sobre nós, pois nasceu para nós o Senhor.
— Deus é rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! E proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. 
— Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria para os retos corações. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

Segunda leitura (Tt 3,4-7)
Leitura da carta de São Paulo a Tito.
Caríssimo, manifestou-se a bondade de Deus, nosso salvador, e o seu amor pelos homens: ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia, quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador, Jesus Cristo. Justificados assim pela sua graça, nos tornamos, na esperança, herdeiros da vida eterna. 
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho (Lc 2,14)
Aleluia, aleluia, aleluia.
Glória a Deus nos altos céus, e paz na terra entre os homens, que ele ama.

Evangelho (Lc 2,15-20)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Quando os anjos se afastaram, voltando para o céu, os pastores disseram entre si: “Vamos a Belém ver este acontecimento que o Senhor nos revelou”. Os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 
Palavra da salvação.

Diz-se o Creio. Todos se ajoelham às palavras E se encarnou.

Sobre as oferendas
Nós vos pedimos, Senhor, que estas oferendas sejam dignas do mistério do Natal que hoje celebramos. Como neste recém-nascido resplandecem o homem e Deus, assim possam estes frutos da terra trazer-nos o que é divino. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio do Natal.

Quando se usa o Cânon Romano, diz-se o Em comunhão próprio.

Antífona da comunhão (Cf. Zc 9,9)
Exulta, filha de Sião, canta louvores, filha de Jerusalém! Eis que vem o teu Rei: o Santo, o Salvador do mundo.

Depois da comunhão
Ao celebrarmos de coração alegre o nascimento do vosso Filho, dai-nos, Senhor, a graça de conhecer com plena fé e este insondável mistério e crescer sempre mais no ardor da caridade. Por Cristo, nosso Senhor.

Bênção solene
Pres.: O Deus de infinita bondade, que, pela encarnação do seu Filho, dissipou as trevas do mundo e, com seu glorioso nascimento, inundou de luz este dia santíssimo, expulse dos vossos corações as trevas dos vícios e vos ilumine com a luz das virtudes.
℟.: Amém.
Pres.: Aquele que anunciou aos pastores pelo anjo a grande alegria do nascimento do Salvador, faça transbordar de alegria vossos corações e vos torne mensageiros do seu Evangelho.
℟.: Amém.
Pres.: Aquele que, pela encarnação de seu Filho, uniu a terra ao céu, vos cumule com os dons da sua paz e da sua benevolência e vos torne participantes da Igreja celeste.
℟.: Amém.
Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.