NO ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO
I. Na própria igreja dedicada
Antífona da entrada (Cf. Sl 67,36)
Deus em seu templo é admirável e a seu povo dá poder.
Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre, amém (T.P. aleluia).
Diz-se o glória.
Coleta
Ó Deus, cada anos nos fazeis reviver a dedicação deste templo santo; ouvi as preces do vosso povo e concedei que, neste lugar, celebremos um culto perfeito e alcancemos plenamente os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Diz-se o Creio.
Sobre as oferendas
Senhor, ao celebrar o dia em que enchestes de glória e santidade a vossa casa, fazei de nós oferendas que sempre vos agradem. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: O Mistério do Templo de Deus, que é a Igreja
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, por Cristo, Senhor nosso. Pois, nesta casa visível, que nos destes a graça de construir, não deixais de conceder os vossos favores à família que peregrina ao vosso encontro. Neste lugar, manifestais e realizais de modo admirável o mistério da vossa comunhão conosco, porque aqui edificais para vós o templo que somos nos e fazeis crescer a Igreja, presente no mundo inteiro, unida como corpo do Senhor, até atingir a plenitude da paz, na Jerusalém Celeste. Por isso, nós vos louvamos no templo da vossa glória e, com a multidão dos Bem-aventurados, vos bendizemos e vos glorificamos, cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da comunhão (Cf. Lc 2,30-31)
Sois o templo Deus, e o Espírito de Deus habita em vós.
O templo de Deus é santo. Esse templo sois vós (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Senhor, concedei que o vosso povo santo receba os frutos e a alegria da vossa bênção, de modo que reconheça nesta celebração festiva o dom espiritual de vossa graça. Por Cristo, nosso Senhor.
Bênção Solene
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
℣.: Inclinai-vos para receber a bênção.
Pres.: Deus, o Senhor do céu e da terra, que hoje vos reuniu para o aniversário da dedicação desta igreja, vos conceda copiosas bênçãos do céu.
℟.: Amém.Pres.: Deus, que em seu Filho quis congregar todos os filhos dispersos, faça de vós seu templo e morada do Espírito Santo.
℟.: Amém.Pres.: E assim, na felicidade de serdes purificados, possais ser o templo em que Deus habita, e possuir, com todos os santos, a herança da felicidade eterna.
℟.: Amém.Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
℟.: Amém.
℣.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
Ou:
℣.: Ide em paz, e anunciai o Evangelho do Senhor.Ou:
℣.: Ide em paz, e glorificai o Senhor com vossa vida.Ou:
℣.: Em nome do Senhor, ide em paz e o Senhor vos acompanhe.Ou:
℣.: A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.℟.: Graças a Deus.