No Tempo do Advento

 COMUM DA BEM-AVENTURADA VIRGEM MARIA

II. No Tempo do Advento

Antífona da entrada (Cf. Is 45,8)
Céus, deixai cair o orvalho, 
as nuvens façam chover o justo;
abra-se a terra, e deixe germinar o Salvador!

Ou (Cf. Lc 1,30-32):
O Anjo disse a Maria:
Encontrastes graça diante de Deus.
Eis que conceberás e darás à luz um filho,
que será chamado Filho do Altíssimo.

Coleta
Ó Deus, pela mensagem do anjo, quisestes que o vosso Verbo se fizesse carne no seio da Bem-aventurada Virgem Maria; concedei que a tenhamos como intercessora junto de vós, pois cremos que ela é verdadeiramente Mãe de Deus. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou:
Ó Deus, cumprindo as promessas feitas a nossos pais, escolhestes a Bem-aventurada Virgem Maria para ser a Mãe do Salvador; concedei-nos seguir o exemplo daquela que vos agradou pela sua humildade e nos ajudou pela sua obediência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, estes dons, e, por vossa força, convertei-os em sacramento da salvação. Tendo cessado os sacrifícios da antiga aliança, se oferece o verdadeiro Cordeiro, Jesus Cristo, vosso Filho, nascido de modo inefável da Virgem Imaculada. Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácio da Bem-aventurada Virgem Maria I (nas Missas votivas: E na veneração), ou II, III, IV e V.

Antífona da comunhão (Cf. Is 7,14)
A Virgem conceberá e dará à luz um filho;
e ele será chamado Emanuel, Deus conosco.

Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, a comunhão nos vossos mistérios manifeste sempre em nós a vossa misericórdia, para que, celebrando com fé e devoção a memória da Mãe de Deus, sejamos salvos pela encarnação do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.