O Mistério da Santa Cruz

 O MISTÉRIO DA SANTA CRUZ

Esta missa, em que se usam vestes sagradas de cor vermelha.

Antífona da entrada 
(Cf. Gl 6, 14)
Nós, porém, devemos gloriar-nos 
na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo:
nele está a salvação, nossa vida e ressurreição;
por ele somos salvos e libertos.

Coleta
Ó Deus, quisestes que vosso Filho Unigênito sofresse o suplício da cruz para salvar o gênero humano; concedei, nós vos pedimos, aos que conhecemos nesta terra este mistério, mereçamos conseguir no céu o prêmio de sua redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas
Purifique-nos, Senhor, de todas as ofensas, este sacrifício que, no altar da cruz, tirou o pecado do mundo inteiro. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácio: A vitória da Cruz gloriosa
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pusestes no lenho da cruz a salvação do gênero humano, par que, onde a morte teve origem, aí a vida ressurgisse; e o que vencera na árvore do paraíso, na árvore da cruz fosse vencido, por Cristo, nosso Senhor. Por ele, os anjos vos louvam, as Dominações vos adoram, as Potestades vos reverenciam; os céus e as Forças celestes, com os beatos Serafins, unidos e exultantes vos celebram. Concedei também a nós associar-nos a seus louvares, cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Antífona da comunhão (Jo 12, 32)
E eu, quando for elevado da terra, diz o Senhor,
atrairei todos a mim.

Depois da comunhão
Senhor Jesus Cristo, alimentados pela vossa santa ceia, humildemente vos pedimos: levai à gloria da ressurreição os redimidos pela árvore da Cruz que nos trouxe a vida. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.