Para um bispo 1

 COMUM DOS PASTORES

II. PARA UM BISPO

1

Antífona da entrada (Cf. Ez 34,11.23-24)
Visitarei minhas ovelhas, diz o Senhor,
e suscitarei um pastor que as apascentará;
eu, o Senhor, serei o seu Deus (T.P. Aleluia).

Ou (Cf. Lc 12,42):
Servo fiel e prudente,
a quem o Senhor confiou sua família
para dar-lhes na hora certa sua porção de trigo (T.P. Aleluia).

Coleta
Deus eterno e todo-poderoso, que colocastes São N. como bispo à frente do vosso povo santo, amparados por seus méritos, concedei-nos copiosa a graça da vossa bondade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Ou:
Deus onipotente e eterno, que destes à vossa Igreja São N. como bispo, gravai para sempre em nossos corações o que ele ensinou inspirado pelo sopro do divino Espírito; seja nosso defensor junto à vossa misericórdia aquele que, por vossa graça, acolhemos como protetor. Por nosso Senhor lesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas
Senhor, nós vos pedimos, olhai benigno as oferendas que, na memória de São N., apresentamos no sagrado altar, para que, obtendo-nos o perdão, deem honra ao vosso nome. Por Cristo, nosso Senhor.

Antífona da comunhão (Jo 15,16)
Não fostes vós que me escolhestes, diz o Senhor,
fui eu que vos escolhi e vos designei
para irdes e produzirdes fruto
e para que o vosso fruto permaneça (T.P. aleluia).

Ou (Cf. Lc 12,36-37):
Feliz o servo que o Senhor, ao chegar
e bater à porta, encontrar acordado (T.P. aleluia).

Depois da comunhão
Senhor, refeitos pelos sagrados mistérios, humildemente vos pedimos que, a exemplo de São N., nos empenhemos em professar o que ele acreditou e realizar por obrar o que ensinou. Por Cristo, nosso Senhor.