COMUM DOS PASTORES
II. PARA UM BISPO
2
Antífona da entrada (Cf. 1Sm 2,35)
Farei surgir para mim um sacerdote fiel
que agirá segundo o meu coração e minha vontade,
diz o Senhor (T.P. Aleluia).
Ou (Cf. Lc 12,42):
Servo fiel e prudente,
a quem o Senhor confiou sua família
para dar-lhes na hora certa sua porção de trigo (T.P. Aleluia).
Coleta
Ó Deus, que de modo admirável associastes aos santos pastores o Bem-aventurado N., inflamado por divina caridade e notável pela fé que vence o mundo, concedei que, perseverando na fé e na caridade, também nós, por sua intercessão, mereçamos participar da mesma glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Senhor nosso Deus, que vos dignastes impregnar São N. de ensinamentos celestes, concedei-nos, por sua intercessão, guardar fielmente os mesmos ensinamentos e professá-los na vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Olhai, Senhor, as oferendas do vosso povo que vos apresentamos na comemoração de São N. para que nos façam experimentar, como confiamos. o vosso paternal auxílio. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Jo 10,10)
Eu vim para que tenham vida,
e a tenham em abundância, diz o Senhor (T.P. aleluia).
Ou (Cf. Mc 16,17-18):
Eis os sinais que acompanharão
aqueles que creem em mim, diz o Senhor:
expulsarão demônios, imporão as mãos sobre os doentes
e estes ficarão curados (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, saciados com o sagrado Corpo e o precioso Sangue, fazei que, por estes sagrados mistérios, alcancemos a plenitude da redenção. Por Cristo, nosso Senhor.