COMUM DOS PASTORES
I. PARA UM PAPA OU UM BISPO
2
Antífona da entrada (Cf. Eclo 45,30)
O Senhor firmou com ele uma aliança de paz
e o coloco à frene do seu povo
a fim de ser sacerdote para sempre (T.P. Aleluia).
Coleta
Para um papa:
Ó Deus, fizestes São N. brilhar com admirável esplendor de virtude e ciência e o colocastes como pastor à frente de toda a Igreja; concedei aos que veneramos os seus méritos brilhar diante dos homens por boas obras e arder de amor diante de vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Para um papa:
Ó Deus, constituístes São N. sucessor de Pedro e lhe confiastes o cuidado de toda a Igreja; guardai sempre, por sua intercessão, o vosso amado povo, para que, com fé íntegra e caridade perfeita, caminhe rumo à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Para um bispo:
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, celebrar dignamente a memória do bispo São N., e, como quisestes que ele estivesse à frente dos seus fiéis, precedendo-os por palavra e exemplo, assim experimentemos sempre o auxílio de sua intercessão junto de vós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Senhor, na festa de São N., nós vos pedimos que nos aproveite este sacrifício por cuja imolação concedestes o perdão dos pecados do mundo inteiro. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Jo 21,17)
Senhor, tu sabes tudo:
Tu sabes que te amo (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, a eficácia dos dons que recebemos na celebração de São N. complete em nós os seus efeitos; ao mesmo tempo, nos ofereça ajuda na vida presente e obtenha as alegrias da felicidade eterna. Por Cristo, nosso Senhor.