COMUM DAS VIRGENS
Para virgens mártires, ver "Comum dos Mártires".
II. PARA UMA VIRGEM
2
Antífona da entrada
Alegremo-nos e exultemos,
porque o Senhor do universo
amou esta virgem santa e gloriosa (T.P. Aleluia).
Ou:
Esta é uma virgem sábia,
que o Senhor encontrou vigilante;
com a lâmpada levou também o óleo
e, chegando o Senhor,
entrou com ele para as núpcias (T.P. Aleluia).
Coleta
Senhor, que cumulastes a virgem Santa N. de dons celestiais, concedei-nos imitar na terra as suas virtudes e participar com ela da eterna alegria. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou, para uma virgem fundadora:
Senhor nosso Deus, fazei que a virgem Santa N., vossa esposa fiel, acenda em nossos corações a chama do amor divino, que ela, para a glória perene da vossa Igreja, transmitiu a outras virgens. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Senhor, concedei-nos colher os frutos da oblação que vos consagramos para que, a exemplo de Santa N., purificados do velho fermento do mal, cresçamos numa vida nova. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Mt 4.6)
As cinco virgens prudentes,
ao tomarem suas lâmpadas, levaram óleo consigo.
No meio da noite ouviu-se um grito:
Eis, o Noivo está chegando:
ide ao encontro do Cristo Senhor (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Senhor, a sagrada recepção do Corpo e Sangue do vosso Filho nos afaste de todas as coisas que passam para que, a exemplo de Santa N., cresçamos no sincero amor por vós aqui na terra e nos alegremos eternamente no céu, contemplando a vossa face. Por Cristo, nosso Senhor.