COMUM DAS VIRGENS
Para virgens mártires, ver "Comum dos Mártires".
II. PARA UMA VIRGEM
3
Antífona da entrada
Vem, esposa de Cristo, recebe a coroa
que o Senhor te preparou para sempre (T.P. Aleluia).
Ou:
Por causa do amor ao Senhor Jesus Cristo
ela desprezou o reino do mundo
e todas as suas vaidades (T.P. Aleluia).
Coleta
Ó Deus, que prometeis habitar nos corações puros, concedei-nos, por vossa graça, viver de tal modo que, pela intercessão da virgem Santa N., vos digneis fazer em nós vossa morada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Atendei, Senhor, as nossas preces, para que, recordando devotamente as virtudes da virgem Santa N., mereçamos permanecer e crescer sempre mais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Aceitai, Senhor, a nossa humilde homenagem que vos apresentamos na comemoração da virgem Santa N., e concedei-nos, por esta oblação puríssima, manter viva, em vossa presença, a chama do amor. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Lc 10,42)
A virgem prudente escolheu a melhor parte,
que não lhe será tirada (T.P. aleluia).
Ou (Mt 25,6):
No meio da noite, ouviu-se um grito:
O noivo está chegando. Ide ao seu encontro (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Senhor, nutridos pelo pão do céu, imploramos humildemente vossa clemência para que, alegrando-nos com a comemoração de Santa N., alcancemos o perdão dos pecados, a saúde do corpo, a graça e a glória eterna. Por Cristo, nosso Senhor.