COMUM DOS PASTORES
IV. PARA FUNDADORES DE IGREJAS
B. Para vários fundadores
Antífona da entrada
Estes são homens santos
que o Senhor escolheu com verdadeiro amor;
deu-lhes a glória eterna
e a Igreja brilha pela sua doutrina (T.P. Aleluia).
Coleta
Senhor, olhai benigno para a vossa Igreja que recebeu as sementes da fé pelo zelo apostólico dos Santos N. e N.; e concedei-lhe, por sua intercessão, perseverar fervorosa na vida cristã. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Ó Deus, pela pregação dos Santos (bispos) N. e N. chamastes nossos pais à luz admirável do Evangelho: fazei-nos, por sua intercessão, crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Acolhei, Senhor, nós vos pedimos, Os dons do vosso povo apresentados na festa dos vossos Santos N. e N. e, na vossa bondade, fazei que vos agrademos pela sinceridade do coração. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Jo 15,15)
Assim diz o Senhor:
Já não vos chamo servos,
porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor;
mas vos chamei amigos,
porque vos dei a conhecer
tudo o que ouvi do meu Pai (T.P. aleluia).
Ou (1Pd 2,9):
Vós sois o povo que ele conquistou,
para proclamar as obras admiráveis
daquele que vos chamou das trevas
para a sua luz maravilhosa (T.P. aleluia).
Depois da comunhão
Alegre-nos, Senhor, o dom de salvação recebido do vosso altar na comemoração dos Santos N. e N.; animados pelos vossos benefícios, veneramos as primícias da nossa fé e vos proclamamos admirável em vossos santos. Por Cristo, nosso Senhor.