COMUM DOS MÁRTIRES
I. FORA DO TEMPO PASCAL
A. Para vários Mártires
4
Antífona da entrada (Cf. Sl 33,18)
Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta,
e de todas as angústias os liberta.
Ou:
Fiéis à aliança do Senhor e às leis dos seus pais,
os santos de Deus perseveraram no amor fraterno
porque permaneceram unidos num só espírito e numa só fé.
Coleta
Ó Deus, cada ano nos alegrais com as festas dos Santos N. e N.; concedei-nos benigno imitar a fortaleza no martírio daqueles cujo nascimento para o céu celebramos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Ó Deus, que destes aos Santos N. e N. a graça de alcançar a glória do martírio, por seus méritos e sua intercessão, concedei aos vossos servos e servas serem perdoados dos pecados e livres de todas as adversidades. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Na comemoração dos vossos Santos N. e N., nós vos apresentamos, Senhor, nossas oferendas e humildemente pedimos: como destes a eles a clara luz da fé, concedei a nós o perdão e a paz. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. 2Cor 4,11)
Somos sem cessar entregues à morte
por causa de Jesus,
a fim de que a sua vida
se manifeste em nossa carne mortal.
Ou (Mt 10,28):
Não tenhais medo daqueles que matam o corpo,
mas não podem matar a alma, diz o Senhor.
Depois da comunhão
Senhor, por estes sacramentos celestes, na celebração dos santos mártires N. e N., concedei-nos a abundância da vossa graça para que, de tão duros combates, aprendamos a ser fortes na provação e alegres na esperança da vitória. Por Cristo, nosso Senhor.