COMUM DOS MÁRTIRES
I. FORA DO TEMPO PASCAL
A. Para vários Mártires
5
Antífona da entrada
Por amor de Cristo,
o sangue dos mártires foi derramado na terra;
por isso, eles alcançaram a recompensa eterna.
Ou (Cf. Sb 3,1-2.3):
A vida dos justos está na mão de Deus,
nenhum tormento do mal os atingirá.
Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido,
mas eles estão na paz.
Coleta
Senhor de misericórdia, aumentai em nós a fé que, mantida à custa do próprio sangue, glorificou vossos mártires N. e N.. Dai-nos também ser santificados pela vivência da mesma fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Senhor, olhai com benevolência para o sacrifício que vos apresentamos, afim de que, a exemplo dos Santos N. e N., participemos com amor do mistério da paixão do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
Ou:
Este sacrifício, Senhor, pelo qual celebramos o triunfo dos Santos N. e N., inflame sem cessar os nossos corações com o fogo do vosso amor e disponha para a recompensa prometida os que perseverarem ate o fim. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão (Cf. Rm 8,39,39)
Nem a morte, nem a vida,
nem criatura alguma
poderá nos separar do amor de Cristo.
Ou (Mt 10,30.31):
Os cabelos da cabeça estão todos contados.
Não tenhais medo!
Vós valeis mais do que muitos pardais.
Depois da comunhão
Alimentados com o precioso Corpo e Sangue do vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos, Senhor, que, na comemoração dos vossos santos mártires N. e N., permaneçamos sempre no vosso amor, vivamos da vossa vida e caminhemos para vós. Por Cristo, nosso Senhor.