Quarta-Feira de Cinzas

  QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Na Missa deste dia, realizam-se a bênção e a imposição das cinzas, que são feitas com os ramos de oliveira ou outras árvores bentos no ano anterior.

Ⓔ O Bispo, nesta missa, usa mitra simples (inteiramente branca) e pode usar normalmente o báculo.

RITOS INICIAIS E LITURGIA DA PALAVRA

Antífona da entrada (Cf. Sb 11,23.24.26)
Ó Deus, vós tendes compaixão de todos e não rejeitais nada que criastes; fechais os olhos aos seus pecados por causa da penitência e os perdoais, porque sois o Senhor nosso Deus.

Omite-se o Ato Penitencial, que é substituído pela imposição das cinzas.

Coleta
Senhor, concedei-nos iniciar com o santo jejum este tempo de conversão para que, auxiliados pela penitência, sejamos fortalecidos no compate contra o espírito do mal. Phor nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Primeira leitura (Jl 2, 12-18)
Leitura da Profecia de Joel.
“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos;rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”. Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Palavra do Senhor.

Salmo responsorial (Sl 50)
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa! 
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, pratiquei o que é mau aos vossos olhos! 
— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! 
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor! 

Segunda leitura (2Cor 5, 20–6, 2)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado phor nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.
Palavra do Senhor.

Aclamação ao Evangelho (cf. Sl 94, 8ab)
Jesus Cristo, sois bendito, sois o Ungido de Deus Pai!
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba! 

Evangelho (Mt 6, 1-6. 16-18)
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. 
Palavra da Salvação.

BÊNÇÃO E IMPOSIÇÃO DAS CINZAS

Ⓔ Após a homilia, o Bispo depõe a mitra e o báculo.

Depois da homilia, o sacerdote, de pé, diz de mãos unidas:
Pres.: Caros irmãos e irmãs, supliquemos a Deus Pai que se digne abençoar com a riqueza da sua graça estas cinzas que vamos colocar sobre nossas cabeças em sinal de penitência.

E, após um breve instante de silêncio, prossegue, com as mãos estendidas:
Pres.: Ó Deus, que vos deixais comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, inclinai com bondade o vosso ouvido às nossas suplicas. Derramai propício a graça da vossa bênção + sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, mereçam chegar de coração purificado à celebração do mistério pascal do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.

Ou:
Pres.: Ó Deus, que não quereis a morte do pecador, mas a sua conversão, escutai com bondade as nossas preces e dignai-vos abençoar + estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças. E assim, reconhecendo que somos pó e que ao pó voltaremos, consigamos, pela observância da Quaresma, obter o perdão dos pecados e viver uma vida nova, à semelhança do vosso Filho ressuscitado. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.

Em silêncio, asperge as cinzas com água benta.

Ⓔ O Bispo é o primeiro a receber as cinzas. Depois, recebe a mitra para impor as cinzas.

Os fiéis se aproximam e permanecem de pé. O sacerdote impõe-lhes as cinzas, dizendo a cada um:
℣.: Convertei-vos e crede no Evangelho.
Cf. Mc, 1-15

Ou:
℣.: Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar.
Cf. Gn 3,19

Enquanto isto, canta-se:

Antífona 1 (Cf. Jl 2,13)
Mudemos nossas vestes por cinzas e cilícios, jejuemos e choremos diante do Senhor: porque o nosso Deus é rico em misericórdia e perdoa os nossos pecados.

Antífona 2 (Cf. Jl 2,17; Est 4, 17)
Entre o pórtico e o altar chorem os sacerdotes, ministros do Senhor; e digam: poupai, Senhor, poupai o vosso povo e não fecheis os lábios dos que vos louvam.

Antífona 3 (Cf. Sl 50,3-4)
Apagai, Senhor, a minha iniquidade. Na imensidão do vosso amor, purificai-me.

Esta antífona poderá ser repetida após cada versículo ou estrofe do Salmo 50 Tende piedade, ó meu Deus.

Responsório (Cf. Bar 3,2; Sl 78,9)
℟.: Renovemos nossa vida, pois foi por ignorância que pecamos. Voltemo-nos logo para o bem, antes que a morte chegue e não haja mais tempo.
Ouvi-nos, Senhor e tende piedade, porque pecamos contra vós.
℣.: Ajudai-nos, ó Deus, nosso Salvador, e pela glória do vosso nome, liberai-nos, Senhor.
Ouvi-nos, Senhor e tende piedade, porque pecamos contra vós.

Pode-se cantar também outro canto apropriado.

Terminada a imposição das cinzas, o sacerdote lava as mãos; o rito é encerrado com a oração dos fiéis. A Missa prossegue como de costume.

Não se diz o Creio.

LITURGIA EUCARÍSTICA

Sobre as oferendas
Ao oferecer-vos solenemente este sacrifício no início da Quaresma, nós vos suplicamos, Senhor, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossos pecados, possamos celebrar com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Prefácio da Quaresma III ou IV.

Antífona da comunhão (Cf. Sl 1,2-3)
Quem medita dia e noite na lei do Senhor dará seu fruto no devido tempo.

Depois da comunhão
Senhor, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o nosso jejum vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor.

Ⓑ O sacerdote, voltado para o povo, abrindo os braços, diz: O Senhor esteja convosco.
O povo responde: Ele está no meio de nós.
O diácono ou, na falta dele, o próprio sacerdote, faz o convite: Inclinai-vos para receber a bênção ou o exprime com outras palavras. Em seguida, o sacerdote estende as mãos sobre o povo, reza a oração, à qual todos respondem: Amém.
Depois da oração, o sacerdote acrescenta sempre: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça para sempre.

Oração sobre o povo
Ó Deus, derramai benigno o espírito de arrependimento sobre os vossos fiéis inclinados diante de vós, para que mereçam alcançar por vossa misericórdia os prêmios prometidos aos penitentes. Por Cristo, nosso Senhor.

A bênção e aimposição das cinzas podem também ser feitas fora da Missa. Nesse caso, é permitida uma Celebração da Palavra, na qual se usam o canto da entrada, a Coleta, as leituras com seus cantos, como na Missa. Seguem-se a homilia e a bênção e imposição das cinzas. O rito termina com a oração dos fiéis, a bênção e a despedida dos fiéis.