SANTÍSSIMA TRINDADE
Esta missa celebra-se com vestes sagradas de cor branca.
Antífona da entrada
Antífona da entrada
Bendito seja Deus Pai e seu Filho Unigênito,
com o Espírito Santo, porque mostrou-nos a sua misericórdia.
com o Espírito Santo, porque mostrou-nos a sua misericórdia.
Coleta
Deus, nosso Pai, enviando ao mundo a Palavra da verdade e o Espírito santificador, revelastes o vosso admirável mistério. Concedei-nos, na profissão da verdadeira fé, reconhecer a glória da Trindade e adorar a Unidade na sua onipotência. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Senhor nosso Deus, nós vos pedimos, santificai, pela invocação do vosso nome, esta nossa humilde oferenda, e, por meio dela, tornai-nos uma dádiva perene para vós. Por Cristo, nosso Senhor.
Prefácio: O Mistério da Santíssima Trindade
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com vosso Filho Unigênito e o Espírito Santo, sois um só Deus e um só Senhor. Não uma única pessoal, mas três Pessoas num só Deus. Tudo que revelastes e nós cremos a respeito da vossa, atribuímos sem diferença ao Filho e ao Espírito Santo. Portanto, proclamando nossa fé em vossa verdadeira e eterna divindade, adoramos cada uma das pessoas, na mesma natureza e igual majestade. Por isso vos louvam os Anjos e Arcanjos, os Querubins e Serafins que não cessam de proclamar todos os dias, cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da comunhão (Cf. Gl 4, 6)
Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos
corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai!
corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai!
Depois da comunhão
Senhor nosso Deus, proclamamos nossa fé na Trindade eterna e santa e na sua indivisível Unidade, nós vos pedimos que a comunhão neste sacramento nos sirva para a saúde do corpo e da alma. Por Cristo, nosso Senhor.