São João Batista

 SÃO JOÃO BATISTA

Esta missa celebra-se com vestes sagradas de cor branca.

Antífona da entrada (Cf. Lc 1, 15.14)
Ele será grande diante do Senhor;
desde o ventre de sua mãe será repleto do Espírito Santo,
e com seu nascimento muitos se alegrarão.

Coleta
Concedei, Deus-todo poderoso, que vossa família siga pelo caminho da salvação, e, atenta às exortações de São João, o Precursor, chegue com segurança ao Redentor que ele anunciou: nosso Senhor Jesus Cristo. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Sobre as oferendas
Olhai com bondade, Senhor, as oferendas que vosso povo vos apresenta na comemoração de São João Batista, e concedei-nos realizar, por uma vida a vosso serviço, o que celebramos no sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio: A missão do Precursor
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.

Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Proclamamos hoje as maravilhas que operastes em São João Batista, Precursor de vosso Filho e Senhor nosso, consagrado como maior entre os nascidos de mulher. Ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe alegria. Foi o único dos profetas que mostrou o Cordeiro redentor. Batizou o próprio autor do Batismo, nas águas assim santificadas, e, derramou seu sangue, mereceu dar o perfeito testemunho de Cristo. Por isso, unido aos anjos e a todos os santos, nós vos aclamamos, jubilosos,  cantando (dizendo) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!

Antífona da comunhão (Cf. Lc 1, 68)
Bendito seja o Senhor, Deus de Israel,
porque a seu povo visitou e libertou.

Depois da comunhão
Senhor, que nos alimentastes neste banquete sagrado, acompanhe-nos a admirável intercessão de São João Batista, que anunciou vosso Filho, o Cordeiro que tira os nosso pecados e nos concede o perdão. Ele, que vive e reina pelos séculos dos séculos.