SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS
Esta missa celebra-se com vestes sagradas de cor vermelha.
Antífona da entrada
Pedro, o Apóstolo,
e Paulo, o doutor das nações,
os dois nos ensinaram a vossa lei, Senhor.
Coleta
Senhor, nosso Deus, pelos apóstolos São Pedro e São Paulo, destes à vossa Igreja os fundamentos da fé. Concedei-nos, por sua intercessão, os auxílios para a salvação eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Sobre as oferendas
Ó Deus, na alegria da comemoração de São Pedro e São Paulo; trazemos as nossas oferendas ao vosso altar, para que possamos tanto nos gloriar da vossa benignidade que nos salva, quanto temer pela pobreza dos nossos méritos.
Prefácio: A dupla missão de Pedro e Paulo na Igreja
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.
℟.: Ele está no meio de nós.
Pres.: Corações ao alto.
℟.: O nosso coração está em Deus.
℟.: O nosso coração está em Deus.
Pres.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
℟.: É nosso dever e nossa salvação.
Pres.: Na verdade, é digno e justo, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Hoje, vós nos concedeis a alegria de festejar os apóstolos São Pedro e São Paulo. Pedor, o primeiro a confessar a fé em Cristo, fundou a Igreja primitiva sobre a herança de Israel; Paulo, mestre e doutor da fé, iluminou as profundezas e anunciou o Evangelho a todas as nações. Assim, por diferentes meios, os dois congregaram a única família de Cristo e, unidos pela coroa do martírio, recebem hoje, por toda a terra, a mesma veneração. Por isso, com todos os anjos e santos, nós vos louvamos sem cessar e cantamos (dizemos) a uma só voz:
℟.: Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!
Antífona da comunhão (Jo 21, 15.17)
Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?
Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo.
Depois da comunhão
Renovados por estes sacramentos de vida, concedei-nos, Senhor, viver para vós em santidade e justiça, Nós vos pedimos, Senhor, fortalecei, com estes divinos mistérios, os vossos fiéis que iluminastes com o ensinamento dos Apóstolos.Por Cristo, nosso Senhor.